Equipes entraram em ação logo após a chuva de aproximadamente 100 milímetros, que caiu no domingo (7/1), em apenas duas horas. Seis ruas em cinco bairros da Capital precisaram de reparo no asfalto. Equipes também realizaram limpeza de bocas de lobo, bueiros e galerias, além da retirada de lama e de resíduos de cabeceiras de pontes
A Prefeitura de Goiânia realizou os serviços de reparo, manutenção e limpeza dos estragos provocados pelo temporal do último domingo (7/1) em menos de 24 horas após o fim da precipitação. Foram identificados cinco setores que precisaram de intervenções na infraestrutura, cinco pontos que passaram por limpeza especial e 17 pedidos de retirada de árvores.
“Assim que reduziu a intensidade da chuva, nossas equipes entraram em ação para realizar os reparos e a limpeza dos locais afetados. Onde foi possível, o trabalho continuou noite adentro para garantir que ruas estivessem trafegáveis na segunda-feira (8/1)”, explicou o prefeito Rogério.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realizou reparos em seis ruas de cinco bairros da capital que tiveram o asfalto arrancado durante o temporal: Avenida C-107 e ruas C-12 e C-138, no Jardim América; Rua T-15, no Setor Bueno; Avenida Domiciano Peixoto, no Jardim Vila Boa; Rua Benjamin Constant, na Vila Abajá; ruas Urbano Bercó e General Cunha Matos, ambas na Vila Mauá. Todos os pontos afetados contavam com asfalto antigo.
Os trabalhos começaram logo após a chuva, com a limpeza das áreas. Na manhã seguinte, foi feito o reparo na estrutura e a implantação da massa asfáltica. Foram utilizadas 100 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBQU) e aproximadamente 50 pessoas nas funções operacionais.
“A Seinfra mantém equipes de plantão, especialmente quando são emitidos alertas meteorológicos. Isso permite uma resposta imediata em casos de danos à estrutura da cidade. Assim que o volume da chuva diminuiu, as equipes foram para campo avaliar os estragos e iniciar a limpeza e o reparo”, explica o titular da pasta, Denes Pereira.
Equipes também atuaram na limpeza de bocas de lobo, poços de visita, bueiros e cabeceiras de pontes afetadas com acúmulos de resíduos. Nos pontos de alagamento, agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realizaram o isolamento das áreas afetadas e a orientação dos motoristas.
De acordo com os registros pluviométricos, a precipitação de domingo teve aproximadamente 100 milímetros em apenas duas horas – 70 mm na primeira hora e 30 mm na segunda -, o que representa um temporal muito forte que só ocorre raramente.
Limpeza urbana
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) também enviou equipes para atender ocorrências logo após o fim da chuva de domingo. Foram 17 chamados para retirada de árvores. Todo o efetivo operacional foi usado na limpeza da cidade, com foco nos estragos da chuva, como remoção de lama e lixo, raspagem de terra e desobstrução de galerias.
Equipes especiais foram deslocadas para realizar a limpeza da Avenida Nazareno Roriz, na Vila Aurora, onde também foi feito o reparo de um guarda-corpos; da ponte da Avenida Anhanguera e na Avenida Jaraguá, em Campinas, da Avenida T-2, no Setor Bueno, e da T-9 com a Marginal Cascavel. Todo o serviço também foi concluído menos de 24 horas após o temporal.
“É importante destacar que o descarte correto do lixo é de extrema importância para evitar o entupimento das galerias e o transbordamento das águas. A população é uma parte importante desse processo, acondicionando e descartando o lixo de forma correta”, destaca o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Tags: Goiânia